Trinhão

O Trinhão é uma aldeia de Portugal, situada na Zona Centro do país, junto à Estrada Nacional 344 e a cerca de 15 km para sudoeste da Pampilhosa da Serra ( sede do concelho ).

O Trinhão e o Vale do Porco (pequena povoação anexa) são como que duas Varandas do Zêzere, na encosta norte da albufeira do Cabril. O enchimento desta barragem em 1953, que se estendeu pelo Rio Unhais, afluente do Zêzere, formou uma península entre ambos que isolou esta zona.

Foi preciso esperar quase 20 anos por um acesso alcatroado à sede do concelho. E as ligações com o exterior só foram facilitadas na década de 80 com a construção das Pontes sobre o Rio Zêzere em Álvaro e sobre o Rio Unhais na Amoreira.

Acessos

A partir da Pampilhosa da Serra (sede do concelho)

Junto à saída da vila para o lado de Castelo Branco, entre na Estrada Nacional à sua direita para o lado da Amoreira.

Depois de uma subida acentuada com inúmeras curvas, chega ao Alto das Aldeias, onde está a ser implantada um Zona Industrial. Continue a subir até passar o acesso ao Aeródromo e a partir daí o percurso torna-se muito mais suave e atraente, quer em termos paisagísticos, quer pelo traçado da estrada que se torna menos sinuoso.

Depois de passar pelo entroncamento que dá ligação a Oleiros e a Álvaro (E.N. 351) sobe mais um pouco e volta a descer até ao cemitério do Trinhão. Vire à esquerda seguindo indicação da povoação e o acesso à Zona de Pesca.

Cerca de 800 metros depois está no Trinhão. Antes de entrar na povoação tem à sua direita a estrada para o Vale Porco.

A partir de Oleiros (a sul de Pampilhosa da Serra)

Procure a saída para o lado do Mosteiro ( no sentido da Sertã ) e vire à direita para Álvaro subindo por uma Estrada nova e relativamente larga, apesar de bastante inclinada. Existe uma estrada mais antiga, mas é menos aconselhável por causa das curvas.

No cimo da subida continue em frente descendo para Álvaro. Se for com tempo não perca a oportunidade de dar uma olhadela a esta linda Aldeia Histórica.

Depois de atravessar o Zêzere na Ponte de Álvaro a estrada torna ser bastante inclinada. Passe os acessos à Lomba do Barco e à Maria Gomes (que também merecem uma visita) até chegar à Estrada Nacional 344. Aqui vire à esquerda até ao Cemitério do Trinhão e o resto já sabe do itinerário anterior.

A partir de Pedrógão Grande (junto à IC 8)

Na IC 8 encontra uma saída para a Pampilhosa da Serra. Quem vem do lado de Pombal é antes de entrar em Pedrógão Grande. Quem vem do lado da Sertã é depois do acesso a esta vila.

No caso de ter entrado em Pedrógão Grande procure a saída para a Estrada Nacional 2 no sentido de Castanheira de Pêra.

Em qualquer dos casos atravessa uma estrada recentemente remodelada ( E.N. 2 ). Quando chegar a um entroncamento com separadores centrais siga para a direita  (se virasse à esquerda iria para a Castanheira de Pêra).

Depois de passar ao lado da Louriceira ( à sua direita ) e descer para a Ribeira de Mega, sobe até à “Portela do Torgal” onde ainda existe uma antiga bomba de gasolina.

A partir daí vá com atenção, porque está próximo da saída para a Pampilhosa da Serra à sua direita.

Seguindo por aqui, entra na Estrada Nacional  344, atravessa a Ponte sobre o Rio Unhais e sobe até à Igreja da Portela do Fojo (sede da freguesia a que pertencem o Trinhão e o Vale Porco). À sua esquerda tem a povoação da Amoreira e junto à igreja pode ver 2 setas com as indicações “Ilha dos Padrões” e “Vilar” (2 locais a visitar quando for ao Zêzere).

Continue em frente pela estrada principal. Quando deixar se subir começa a ver do lado direito uma aldeia lindíssima – é o Trinhão.

Chegando ao Cemitério, vire á direita e 800 metros depois já lá está.